Ensino
fundamental II 6º ao 9º ano
Caminhos da colonização: da pecuária colonial aos direitos dos animais
Plano de aula para aula de História aborda os caminhos da colonização: da pecuária colonial aos direitos dos animaisRelações entre a Revolução Francesa e a Independência do Brasil
Plano de aula sobre as relações entre os dois movimentosA escravidão no Brasil
Sequência didática para analisar o trabalho escravo na história do Brasil.Como retratar a Segunda Guerra Mundial e a perseguição aos judeus com "A Lista de Schindler"
Plano de aula utiliza o filme "A Lista de Schinler" para retratar a intolerância nazista e a segregação motivada pelo racismo."Joana d'Arc de Luc Besson" e os grandes conflitos da Idade Média
Plano de aula utiliza o filme "Joana d'Arc de Luc Besson" para explorar a organização social e os conflitos da idade média.Como explorar o Império Romano com "Gladiador"
Plano de aula utiliza o filme "Gladiador" para compreender a sociedade romana.A mitologia grega retratada no filme "Troia"
Plano de aula utiliza o filme "Troia" para explorar a mitologia grega como expressão cultural.A formação do Islã
Sequência didática para trabalhar a formação do mundo islâmico e desconstruir a associação entre islamismo e terrorismo.O começo de tudo
Sequência didática para conhecer as sociedades que viviam no Brasil antes de 1500Os lados da História
Sequência didática para compreender a noção de que a História pode ser contada de diversas formas.O Muro de Berlim e outras barreiras físicas
Projeto didático para compreender a história da construção do Muro de Berlim e a Guerra Fria.Leitura e análise de narrativas primárias
Atividade permanente para desenvolver a consciência histórica por meio da análise de narrativas.Análise de imagens históricas
Atividade permanente para ensinar os alunos a relacionar a análise das imagens com o estudo dos textos históricos.A abolição da escravatura, um mito de liberdade...
Plano de aula debate os verdadeiros efeitos da Abolição da Escravatura, assinada em 13 de maio pela Princesa Isabel e incita o debate sobre a construção histórica do racismo no Brasil.Zumbi dos Palmares e a resistência negra
Plano de aula fala sobre a resistência negra no Brasil colonial e conta um pouco da vida nos quilombos e da luta de zumbi dos PalmaresO ciclo do Ouro no Brasil
Plano de aula sobre o Ciclo do Ouro em Minas Gerais, sua importância para a economia do país e como influenciou a colonização portuguesa no Brasil.Tiradentes e a Inconfidência Mineira
Plano de aula sobre a Inconfidência Mineira, seus desdobramentos e a figura mítica de Tiradentes.Painel sobre a ditadura militar no Brasil
Projeto didático de História sobre a ditadura militar no Brasil para alunos de 8º e 9º anos.O Brasil holandês
Sequência didática sobre os interesses econômicos de Holanda e Portugal no Brasil colonial.Os movimentos sociais e a república
Sequência didática para identificar as diferenças entre o projeto de república que o governo pretendia construir e as demandas sociais.Arqueologia na escola
Sequência didática para compreender o que são documentos históricos e vestígios arqueológicos.Trabalho escravo contemporâneo
Sequência didática que tem como objetivos fazer o aluno conhcer as características da escravidão contemporânea no Brasil e as maneiras de combatê-la.Antigas civilizações
Sequência didática mostra como compreender o surgimento do Estado como uma necessidade de organização social humana nas antigas sociedades orientais.Cidades espontâneas e planejadas
Sequência didática para turmas de 7º ao 9º ano sobre o desenvolvimento e a dinâmica das cidades planejadas e espontâneas.Leitura de documentos e produção de relatos
Sequência didática sobre leitura e interpretação de documentos históricos (livros, mapas, fotografias, documentários) com produção de relato acerca da história do baiA Família Real no Brasil
Sequência didática de História, sobre a vinda da Família Real ao BrasilO Renascimento cultural e científico na Europa
Sequência didática sobre o Renascimento cultural e científico na EuropaGuerra Civil Americana
Sequência didática de História sobre a Guerra Civil Americana.O povo na proclamação da República
Sequência didática sobre a participação popular nos episódios de 15 de novembro de 1889.Uma lição apetitosa
Plano de aula sobre a influência da culinária na formação cultural das nações.Colonização portuguesa
Sequência didática sobre a colonização portuguesa, voltada para alunos do 7º e 8º anos.A história local dos afro-descendentes
Plano de aula sobre a importância das raízes africanas para o Brasil.A origem e o significado do Dia do Trabalho
Sequência didática de História sobre o Dia do Trabalho. Atividades voltadas para o Ensino Fundamental II.Olhares sobre a Revolução Francesa: análise iconográfica e sociedade estamental
Sequência didática de História para Ensino Fundamental II sobre nações, povos, lutas, guerras e revoluções.As causas da dizimação dos indígenas brasileiros
Plano de aula destinado a alunos do 9º ano, com o objetivo de identificar os fatores que contribuíram para dizimar os indígenas brasileiros.O mundo dos maias
Sequência didática para alunos do 8º e 9º anos, sobre os aspectos arqueológicos, sociais e culturais da civilização maia.Os lados da História
Seqüência didática para 7º e 8º anos sobre as diferentes visões dos bandeirantes, expressas em poemas de Olavo Bilac e reportagens jornalísticasO começo de tudo
Sequência didática de História sobre as relações sociais e políticas das sociedades pré-históricas do Brasil. Atividade para alunos do Ensino Fundamental II.Cartazes de guerra
Sequência didática de História sobre o uso de cartazes de guerra para abordar causas e consequências da Primeira Guerra Mundial. Atividade para alunos do Ensino Fundamental II.A independência do Brasil e o Território Nacional
Plano de aula para debater com os estudantes o contexto do movimento de independência e a formação do território brasileiro. Atividade para alunos do Ensino Fundamental II.Um país que já nasceu dividido
Sequência didática sobre a formação da identidade de um país e como a intolerância cria impasses que afetam as fronteiras do mundo, baseado na trajetória paquistanesa. Atividade para alunos do Ensino Fundamental II.Coréia do Sul: das guerras ao crescimento econômico
Sequência didática sobre como organizar em classe um debate sobre a história da Coréias do Norte e do Sul, com base em pesquisas em livros e na internet. Atividades para estudantes do Ensino Fundamental II.A importância do mar para a civilização helênica
Plano de aula para o estudo da civilização helênica nos campos social, naval e econômico, destinado a alunos do Ensino Fundamental II.Visões sobre Cuba
Sequência didática que propõe a identificação, em relatos, de argumentos que sustentem pontos de vista diferentes sobre o regime vigente em Cuba.Isabel Barca fala sobre o ensino de História
Entrevista com Isabel Barca, historiadora portuguesa, docente da Universidade do Minho, em PortugalAs reformas urbanas do início da República
Ao estudar o Rio de Janeiro, a turma entende o que ocorreu em todo o paísPor que a Inglaterra foi a pioneira na Revolução Industrial?
Graças ao contexto da época, o país criou máquinas, aumentou a produtividade e diminuiu os custosBichos e homens através dos tempos
A análise de diversas fontes para entender como se produz o conhecimento históricoOs fatos históricos que marcaram as conquistas das mulheres
Veja a reportagem e o álbum de fotos com as conquistas históricas das mulheres no Brasil e no mundoÁlbum: relações entre homens e animais na História do Brasil
Veja o álbum de fotos com o trabalho do professor Ailton CamargoRevolução Francesa e Conjuração Baiana: dois fatos separados apenas geograficamente
Veja os pontos em comum entre essas revoltasConcurso Cultural: Aprendizagem Histórica
Formulário do Concurso Cultural Aprendizagem Histórica, da edição 257 de NOVA ESCOLAO que foi o fordismo e o que ele representou para o Brasil?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre fordismo.Desde quando existe e como está o conflito nas Malvinas?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre a disputa pelas Ilhas MalvinasA carta de Pero Vaz de Caminha: como interpretar nosso primeiro documento
Reportagem sobre como ler e interpretar trechos da carta de Pero Vaz de Caminha, relatando ao rei Manuel I a existência do BrasilPor que o café foi o motor do país
Reportagem sobre como explicar de que forma o café se tornou tão importante para economia brasileira durante a primeira metade do século XX.Cinco perguntas sobre o Supremo Tribunal Federal
Para aprimorar sua aula sobre instituições políticas, veja cinco perguntas que explicam o que é o Supremo Tribunal Federal e quais são suas ações.Como as pessoas devem se portar ao ouvir o Hino Nacional?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre comportamento durante a execução do Hino Nacional BrasileiroQual a diferença entre guerra santa e paz armada?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre guerra santa e paz armada.Como e por que os homens trabalham
Reportagem sobre diferentes concepções de trabalho ao longo da história.Como a América Latina influenciou Che Guevara?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre a América Latina e a formação de Che Guevara.Cinco perguntas e respostas sobre o uso de biografias na sala de aula
Matéria sobre o uso de biografias e autobiografias no conteúdo da disciplina de História.O maracatu
Reportagem sobre o maracatu, manifestação cultural que ganha as rruas durante o carnaval de RecifeO afoxé
Reportagem sobre o afoxé, manisfetação afro típica do carnaval baianoO carnaval carioca
Reportagem sobre o carnaval do Rio de Janeiro, sobre a história dos blocos de rua e das escolas de samba cariocas.O Carnaval de Olinda
O carnaval baiano
Reportagem sobre a história e os festejos do carnaval da BahiaO boi maranhense
Reportagem sobre o Bumba-meu-boi, manisfestação cultural típica do MaranhãoO Festival de Parintins
Reportagem sobre o Festival de Parintins, uma das maiores festas regionais do Brasil,Como é a convivência entre árabes e judeus na Palestina
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre a questão palestina.Democracia Corinthiana, futebol e política
Seis respostas sobre a Democracia Corinthiana, Sócrates, futebol e política.Como foi a participação do Brasil na Guerra do Paraguai?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre história do Brasil.Por que os africanos foram escravizados no Brasil?
Reportagem sobre a escravidão de africanos no Brasil com orientações de como trabalhar o tema com turmas do 6º ao 9º ano.Cinco perguntas e respostas sobre os conflitos na Líbia e Muamar Kadafi
Cinco perguntas e respostas sobre Muamar Kadafi e a queda do regime ditatorial na Líbia para debater com os alunos nas aulas de HistóriaResenha do livro "Memória DÁfrica: a Temática Africana em Sala de Aula", de Maurício Waldman e Carlos Serrano
Resenha do livro Memória DÁfrica: a Temática Africana em Sala de Aula, de Maurício Waldman e Carlos SerranoQual a diferença entre revolução e golpe?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre golpes e revoluções.Como pôr fim à relação entre terrorismo e Islamismo
Reportagem sobre a história do Islamismo com orientações de como trabalhar o tema com turmas de 6º e 7º anos.A morte de Bin Laden vai significar o fim da Al Qaeda?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre a morte de Osama Bin Laden e a organização terrorista Al Qaeda.O Muro de Berlim e as barreiras atuais
Reportagem sobre leitura de narrativas primárias e análise de imagens históricas.Quais são as semelhanças entre a Guerra do Contestado e a de Canudos?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre conflitos na História do Brasil.Como relacionar história local com a História do Brasil
Reportagem mostra como ensinar os alunos a realizar um bom trabalho de pesquisa da história local para compreender determinados momentos da História do Brasil.A França e a Holanda no Brasil Colônia
Reportagem sobre as invasões francesas e holandesas.Quais as diferenças entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre as guerras mundiais.Quais as diferenças e as semelhanças entre a crise de 1929 e a que atingiu o mundo entre 2008 e 2009?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre crises econômicas.As mobilizações sociais no início da República
Reportagem sobre as revoltas que marcaram os anos iniciais da República.Aumenta o número de países democráticos na África
Reportagem sobre os países com governo democrático no continente africanoO que foi a Revolta da Chibata?
Reportagem sobre a Revolta da Chibata, liderada por João Cândido Felisberto, em 1910.Como a população brasileira reagiu à implantação da ditadura Getúlio Vargas, em 1937?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre a ditadura de Getúlio Vargas.Juliano Custódio Sobrinho
Resumo do projeto de História do professor Juliano Custódio Sobrinho, vencedor do Prêmio Victor Civita 2010.Quando a Suíça passou a ser considerada um país neutro?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre a neutralidade da Suiça.Como ensinar Arqueologia para entender as marcas do passado
Reportagem sobre como interpretar vestígios materiais do passado.O que caracteriza o trabalho escravo hoje no Brasil?
Reportagem sobre trabalho escravo.Na época da escravidão no Brasil, era previsto um período para que as escravas cuidassem do seu bebê recém-nascido?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre a escravidão.Ainda existe a carta que Getúlio Vargas deixou ao se suicidar?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre a carta de Getúlio Vargas.A escravidão ainda existe
Reportagem sobre o trabalho escravo contemporâneo existente ainda no Brasil.Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?
Resposta de NOVA ESCOLA sobre o Dia Internacional da MulherO que foi o Apartheid na África do Sul?
Reportagem sobre o que foi o Apartheid que vigorou na África do Sul de 1948 a 1990É verdade que o Uruguai já fez parte do Brasil?
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre História do Brasil e do Uruguai.Projeto Brasília
Reportagem da disciplina de História sobre Brasília e a dinâmica das cidades planejadas.O que faz e como surgiu a bolsa de valores?
Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de leitor sobre o surgimento das bolsas de valores.Linha do tempo do Muro de Berlim
Linha do tempo do Muro de BerlimExiste alguma diferença na forma como os escravos eram tratados na Grécia e Roma antigas?
Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a diferença entre escravos em Roma e na Grécia.O que foi a Revolução Farroupilha?
Reportagem sobre a Revolução Farroupilha.Qual é a trajetória das TVs públicas no Brasil?
Reportagem sobre a história das TVs públicas no Brasil.Quando começaram as propagandas políticas no Brasil?
Reportagem sobre a história da propaganda eleitoral gratuita.Como surgiu o nome Estados Unidos da América?
Reportagem sobre a origem do nome do país: Estados Unidos da América.Uma visão crítica da proclamação da República
Reportagem de História sobre o aniversário da Proclamação da RepúblicaQuais mudanças a Independência do Brasil trouxe de imediato para o país?
Reportagem mostra quais mudanças a Independência do Brasil trouxe de imediato para o país.Como foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial?
Reportagem sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.Como surgiu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
Reportagem sobre a origem da Declaração dos Direitos do Homem e do CidadãoO que foi o Império Mongol?
Reportagem mostra o que foi o Império Mongol e a figura de Gengis Khan.Por que judeus e palestinos vivem em conflito?
Reportagem sobre a origem e a atual configuração do conflito entre judeus e palestinos no Oriente Médio.O que foi a revolução constitucionalista de 1932?
Reportagem sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo.Quais são os maiores impérios da história?
Reportagem sobre os três maiores impérios da história: romano, russo e britânico.Como se articulam as greves trabalhistas?
Reportagem sobre o conceito de greve e as origens desse tipo de movimento no Brasil.Comparações culturais entre ex-colônias portuguesas
Reportagem sobre o projeto vencedor do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 de 2008 da disciplina de História sobre a colonização portuguesa em Angola, Macau e Brasil.Para que serviam os castelos?
Reportagem sobre a função dos castelos na Idade Média.Quando surgiram os primeiros veículos da imprensa brasileira?
Reportagem fala sobre os primeiros veículos de imprensa que surgirma no Brasil.Que influências do pensamento francês ainda estão presentes no Brasil?
Histórico da influência francesa no BrasilQual a relação entre os piratas somalis e os piratas do século 17?
Reportagem sobre história da pirataria, pirataria moderna, piratas somalis.Qual foi a maior batalha naval de todos os tempos?
Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de História enviada por leitor.Quais foram os colonizadores da África?
Texto fala sobre os colonizadores da África.Tiradentes e a Inconfidência Mineira
Reportagens e planos de aula sobre Tiradentes e a Inconfidência Mineira.Revolução cubana, 50
Reportagem de NOVA ESCOLA sobre os 50 anos da revolução cubana e como teabalhar a questão com alunos do 8º e 9º anos.Preservar o patrimônio cultural da cidade é preciso
Reportagem mostra como os alunos podem estudar o seu bairro, fazendo levantamento dos locais, construções, relevo e recursos naturais nas aulas de Geografia.A última peleja do Diabo Loiro
Reportagem sobre Corisco, o chefe do cangaço. Fala também sobre a luta contra a fome e a violência sertanejas.Nascimento do Brasil
Reportagem mostra que o bicentenário da chegada da família real ao Brasil pode servir de inspiração para um debate com turmas da 8ª e 9ª série sobre a formação do Brasil.Esta maravilha é nossa
Reportagem sobre como a eleição das sete novas obras mais grandiosas feitas pelo homem pode ser trabalhada nas aulas de História, ajudando a entender melhor os povos que as criaram.China, uma trajetória milenar
Reportagem sobre o estudo das dinastias e dos governos chineses contemporâneos, para ajudar estudantes do 6º ao 9º ano a compreender o cenário atual do país.Visões do passado: a História do Brasil em telas e gravuras
Reportagem mostra como alunos da 6ª e 7ª série podem estudar a história do Brasil por meio da análise de telas e gravuras.Independência do Brasil
Especial multimídia sobre a Independência do Brasil, com destaque para um tour virtual crítico pelo Museu do Ipiranga e uma sequência didática sobre território brasileiro.Preservar é preciso
Reportagem mostra como trabalhar em sala de aula os conceitos de preservação e patrimônio cultural, usando como exemplo o tombamento de Ouro Preto (MG).Ouviram ou não ouviram do Ipiranga?
Reportagem propõe trabalhar em sala de aula com temas ligados ao dia Sete de Setembro, como o Hino Nacional, as datas cívicas e a questão do patriotismo.Aprendizes de Natal
Reportagem sobre projeto de Natal (RN) que usa passeios a pontos turísticos para ensinar as características socio-econômicas, históricas, geográficas e culturais do local.Muito além da piada
Reportagem sobre o uso de caricaturas e charges para analisar fatos históricos, projeto desenvolvido com alunos de 8ª série, em Uberlândia (MG).Faça um 15 de novembro diferente
Reportagem sobre como aproveitar o Dia da Proclamação da República para convidar os alunos a refletir sobre nosso sistema de governoOlhares sobre a Revolução Francesa: análise iconográfica e sociedade estamental
Sequência didática de História para Ensino Fundamental II sobre nações, povos, lutas, guerras e revoluções.A guerra do Paraguai: uma mancha de sangue na história do Mercosul
Reportagem sobre como trabalhar as relações do Brasil com seus principais vizinhos, focando a morte do ditador paraguaio Francisco Solano López, episódio que marcou o fim da Guerra do Paraguai, e o quinto aniversário do Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul).Um sonho, um projeto, uma realização: voar
Reportagem sobre a história do brasileiro Alberto Santos Dumont, que em 1906 levantou voo com um aparelho mais pesado que o ar - o 14 Bis.Eu amo a América Latina
Reportagem mostra como é importante conhecer os países vizinhos. Isso ajuda a entender a realidade em que vivemos e a desenvolver o sentimento de identidade.Geografia e História ganham vida e a cidade, um atlas
Reportagem sobre a valorização do município de Londrina, por meio da produção de um Atlas Histórico e Geográfico, trabalhando conceitos de cartografia, relevo, clima, vegetação, economia e meio ambiente.Um mestre da cidadania
Reportagem sobre professor mineiro que teve a idéia de reviver com seus alunos de 8ª série a disputa eleitoral entre Getúlio Vargas e Júlio Prestes, mostrando que a História é feita todos os dias.Vida profissional é matéria-prima de História
Reportagem mostra como, a partir de suas experiências de vida, alunos adultos estudam os conceitos de emprego e trabalho e compreendem que as dificuldades enfrentadas têm raízes passadas.Arqueologia para desenvolver a produção de texto
Reportagem sobre a idéia de usar uma reportagem de jornal para introduzir noções de arqueologia, além de destacar a importância da redação nas provas de Geografia e História.Um guarda-roupa cheio de história
Reportagem sobre como o estudo da moda pode ajudar a compreender o passado e as características de diferentes sociedades.O passado que não está nos livros de história
Reportagem sobre a valorização do relato oral das experiências vividas por pessoas comuns, mostrando que não só os reis, rainhas, políticos e heróis têm história.Alemanha e a Copa do Mundo
Reportagem sobre a história da Copa do Mundo na Alemanha, com plano de aula para 5º e 8º anos.Maracanã, a construção de um símbolo
Reportagem sobre o aniversário de 50 anos do Maracanã, com dicas para abordar em sala de aula as mudanças ocorridas no futebol ao longo do tempo.A morte de Vladimir Herzog e as mobilizações contra a ditadura
Reportagem sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog, que mobilizou a sociedade contra os militares, com dicas de como abordar a questão da violência e dos direitos humanos na sala de aula.Museu de Artes e Ofícios
Reportagem sobre o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte (MG), em que são explicadas a história e as relações sociais do trabalho nos últimos três séculos, com dicas de como abordar o assunto em sala de aula.A eleição de Tancredo Neves e o fim da ditadura militar
Reportagem sobre a eleição de Tancredo Neves à Presidência da República, em 1985, com sugestão de atividade para mostrar aos alunos como a batalha política para retomar o regime democrático exigiu não apenas habilidade nas negociações, mas muita mobilização popular e alguns sacrifícios pessoais.O ABC do RPG
Reportagem sobre como usar os jogos de interpretação para ensinar conteúdos do 6º ao 9º ano.A mãe das batalhas
Reportagem sobre como abordar causas e consequências da Primeira Guerra Mundial com alunos do Ensino Fundamental 2.Como é o interior das pirâmides e por que elas têm essa forma?
Reportagem mostra como é o interior de uma pirâmide e por que ela tem essa forma..Mudou a imagem
Reportagem sobre a análise da construção da história da imagem dos bandeirantes por diversas fontes históricas.O legado da civilização romana
Galeria de fotos sobre o legado deixado pela civilização romana - o direito, o latim, o voto, a organização das cidadesOs imperadores romanos e seus principais feitos
Galeria de fotos sobre os principais imperadores da civilização romanaOswald de Andrade e os 90 anos da Semana de Arte Moderna
Galeria de fotos da exposição Oswald de Andrade - O culpado de tudo, em cartaz até 26 de fevereiro de 2012 no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.Baú de histórias: memórias de imigrantes e escravos
Portfólio do projeto Baú de histórias: memórias de imigrantes e escravos, realizado pelo professor Juliano Custódio Sobrinho, de Petrópolis, RJ, vencedor do Prêmio Victor Civita 2010.Escolas estudam o patrimônio cultural de suas regiões
Galeria de imagens mostra como escolas das cidades de Olinda, Ananindeua, Brasília e São Miguel das Missões trabalham o patrimônio histórico e cultural.Jogo da Memória: Presidentes do Brasil
Jogo da memória sobre os presidentes que marcaram a história do BrasilComo usar imagens nas aulas de História
Neste vídeo, o professor de História Juliano Sobrinho orienta quais intervenções devem ser feitas para trabalhar imagens com os alunos de EJA do 9º ano da EMEB Donald SavazoniO professor pode manifestar sua opinião político-partidária na sala?
O professor de História Juliano Custódio Sobrinho responde à dúvida sobre a postura do docente na sala de aula.Baú de histórias: memórias de imigrantes e escravos
Vídeo com o Educador Nota 10 Juliano Custódio Sobrinho, de Petrópolis. Eles fez com que seus alunos investigassem a vida de imigrantes e escravos em Petrópolis.Patrimônio cultural: São Miguel das Missões
Vídeo sobre o trabalho de história local realizado em São Miguel da Missões que abriga um conjunto de ruínas declarado Patrimônios Mundial pela Unesco, em 1983.Museu Afro Brasil - África: diversidade e permanência
Vídeo sobre o núcleo "África" da exposição permanente do Museu Afro Brasil.Museu Afro Brasil: artes plásticas
Vídeo sobre o núcleo "Artes Plásticas" da exposição permanente do Museu Afro Brasil.Museu Afro Brasil: história e memória
Vídeo sobre o núcleo "História e Memória" da exposição permanente do Museu Afro Brasil.Museu Afro Brasil: religiões afrobrasileiras
Vídeo sobre o núcleo Religiosidade Afrobrasileira que integra a exposição permanente do Museu Afro Brasil, em São Paulo.Museu Afro Brasil: trabalho e escravidão
Vídeo sobre o núcleo "Trabalho e Escravidão" da exposição permanente do Museu Afrobrasil.Tour crítico pelo Museu do Ipiranga
Vídeo que faz um tour crítico pelo Museu do Ipirianga, em São Paulo, destacando pontos de vista sobre o processo de independência do Brasil, diferentes dos estabelecidos oficialmente ao longo da história.Bertioga - Macau: diversidade cultural e intercâmbio postal
Vídeo sobre o projeto de Herivaldo Alves Pereira, Professor Nota 10, edição 2008, na categoria História.FONTE NOVA ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI...