História 1º ao 5º ano
Plano de
aula sobre as crianças no Brasil Império, para alunos do 4º e 5º ano
O estudo
da produção açucareira no Brasil por meio da análise de objetos e de
entrevistas
Sequência
didática para Identificar e analisar as características das primeiras cidades e
das cidades contemporâneas, enfocando a cidade local.
Plano de
aula para um diagnóstico inicial do que os alunos sabem sobre comunidades
indígenas
Plano de
aula para conhecer o que as turmas de 1º a 3º ano já sabem sobre localidade,
área de História local e do cotidiano
Plano de
aula utiliza o filme "Narradores de Javé" para compreender a
utilização de fontes e documentos históricos
Plano de
aula utiliza o filme "O Príncipe do Egito" para discutir as
diferenças entre as religiões politeístas e monoteístas.
Plano de
aula utiliza o filme "Carlota Joaquina - Princesa do Brasil" para
fazer a contraposição entre a historigrafia do Brasil Colônia e o que o cinema
retrata.
Sequência
didática para explorar a Pré-História com turmas do 3º ao 5º ano.
Projeto
didático sobre a imigração japonesa para o Brasil
Atividade
permanente para reconhecer diferentes maneiras possíveis de periodizar a
História.
Atividade
permanente para desenvolver noções de duração e simultaneidade e comparar
linhas do tempo.
Atividade
permanente para observar as diferenças e semelhanças entre representações em
mapas.
Projeto
didático para desenvolver noções de cidadania, participação política e controle
social, por meio da eleição de um representante da turma
Sequência
didática sobre mudanças na paisagem.
Sequência
didática sobre brincadeiras que possuem origens indígenas
Plano de
aula de História para alunos do Ensino Fundamental I, com o objetivo de
trabalhar as influências da vinda dos japoneses ao Brasil.
Projeto
didático de História sobre a formação das cidades brasileiras, que propõe a
construção de uma maquete das antigas vilas do período colonia brasileiro.
Roteiro
didático explica tudo sobre como ensinar história local e do cotidiano para
turmas de 1º a 3º ano do Ensino Fundamental.
Objetos
antigos e textos levam a entender os aspectos mais marcantes da vida na época
Confira o
mapeamento da malha ferroviária nacional e os dados de algumas das linhas
Entender
as várias fases da vida colabora para a compreensão do que é passado, presente
e futuro
Reportagem
sobre a chegada dos primeiros estrangeiros a imigrar oficialmente para o Brasil
Sugestão
de trabalho para focar a diversidade e a identidade em História
Reportagem
sobre o projeto de história local, desenvolvido por Elaine de Paula, vencedora
do Prêmio Victor Civita 2011.
Resposta
de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre descobrimento do Brasil.
Reportagem
sobre a análise de pinturas rupestres nas aulas sobre a Pré-História.
NOVA
ESCOLA conta a origem do dia das crianças e por que ele é comemorado no dia 12
de outubro
Resposta
de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre missões jesuítico-guaraníticas no
Brasil.
Reportagem
sobre leitura de narrativas primárias e análise de imagens históricas.
Matéria
debate a situação social do negro no Brasil hoje, mais de um século após o fim
da escravidão.
Reportagem
sobre três atividades essenciais para ensinar a noção de tempo histórico no
Ensino Fundamental I.
Reportagem
sobre como trabalhar a leitura crítica de fontes históricas como imagens,
textos literários e jornalísticos
Informações
sobre outros calendários
Reportagem
sobre os reinos que formavam a África antes da chegada dos europeus
Reportagem
sobre a riqueza das ciências, das tecnologias e da história dos povos do
continente africano
Reportagem
sobre a relevância de trabalho com fotografias para ensinar os alunos das
séries iniciais dos Ensino Fundamental a respeito das mudanças na paisagem e a
noção de temporalidade e de simultaneidade.
Resposta
de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a origem do primeiro
calendário.
Reportagem
sobre a diferença entre rei e imperador.
Resposta
de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a Lei Áurea.
Resposta
de NOVA ESCOLA a pergunta feita por leitor sobre o cálculo da idade dos
fósseis.
Resposta
de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre as pirâmides do Egito e do
México.
Reportagem
mostra como usar a tecnologia para pesquisar e estudar histórias locais.
Reportagem
sobre o papel dos grupos indígenas na formação da América Latina
Reportagem
sobre como trabalhar as mudanças sociais e tecnológicas, com alunos do 4º ano,
por meio da investigação da vida dos marinheiros nas caravelas.
Reportagem
sobre documentos orais (com dicas onde encontrá-los), que podem ter informações
tão importantes quanto papéis oficiais e textos escritos.
Reportagem
sugere a construção de bonecos de personagens históricos (Pedro Álvares Cabral,
Dom Pedro I, princesa Isabel, Marechal Deodoro) para dar vida às aulas sobre o
Descobrimento.
Reportagem
sobre projetos que ajudam as crianças a compreender o próprio papel no mundo,
partindo de histórias, lendas e tradições locais.
Reportagem
sobre o projeto de resgate da identidade, autoestima e prazer de estudar do
povo kadiwéu, em Mato Grosso do Sul.
Reportagem
sobre como explorar a história da cidade, do bairro e até da rua, e integrar a
realidade do estudante aos conteúdos curriculares.
Reportagem
sobre projeto de preservação da língua tapirapés, por meio do uso de palavras
esquecidas e da criação de novas para designar objetos que não existiam na vida
dos índios de Mato Grosso.
Reportagem
sobre a discussão sobre a cultura nipônica, inspirada pelo aniversário de 100
anos da imigração. Há também sugestão de atividade em sala de aula: a
confeccção de pipas.
Reportagem
sobre o resgate do passado do povo tupiniquim, transformando as crianças de uma
escola na zona rural de Aracruz (ES) em escritores da própria história.
Texto
sobre o projeto de valorização de Marmelópolis (sul de Minas Gerais), por meio
do resgate da história local, que virou livro. O projeto ganhou o Prêmio Victor
Cívita: Educador Nota 10 em 2006.
Reportagem
sobre escola de Jundiaí que ensina a História do Brasil partindo da pesquisa da
própria origem dos alunos.
Reportagem
sobre o Museu da Pessoa em Açailândia (Maranhão), cujo projeto mostrou às
crianças que a história está ali na esquina, sendo construída a cada dia por
gente como elas.
Reportagem
sobre como discutir a chegada dos colonizadores portugueses e sua representação
na arte, usando "A Primeira Missa no Brasil", do pintor Victor
Meirelles.
Reportagem
mostra como alunos de 2ª a 4ª série podem estudar o patrimônio cultural
brasileiro por meio da leitura de imagens de expedições que procuram índios
isolados.
Reportagem
sobre como as linhas do tempo podem ajudar a compreender a duração, a sucessão
e a simultaneidade dos fatos históricos.
Reportagem
sobre alunos de 3ª série que recuperaram as tradições e o valor da cidade em
que vivem escrevendo um livro.
Reportagem
sobre projeto realizado no Morro de Santa Teresa (RJ), que une passado e
presente em viagem de bonde.
Reportagem
sobre as instações do Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, São Paulo
Reportagem
mostra como trabalhar o conceito de educação patrimonial e ensinar a
importância de prédios e o objetos antigos a partir de estudos sobre o Museu
Imperial de Petrópolis (RJ) e o Museu do Ipiranga (SP). Tema bom para estudar
na época do aniversário da Independência do Brasil.
Reportagem
mostra que, antes das eleições para conselho e grêmios escolares, os estudantes
de 4º e 5º ano devem estudar sistemas de governo e direitos políticos.
Reportagem
sobre grupos organizados que ocupavam espaços planejados no território
brasileiro antes da chegada dos europeus.
Galeria
com fotografias antigas e atuais da capital do Brasil.
Vídeo
sobre o projeto de História da professora Elaine Adriana Rodrigues de Paula, de
Catas Altas (MG), vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.
Trecho do
filme O Brasil da Pré-história - O Mistério do Poço Azul, de Tulio Schargel e
Mauricio Dias, produzido pela Mixer, que narra o descobrimento da ossada de uma
preguiça gigante pré-histórica, no fundo de uma caverna subaquática, na região
da Chapada Diamantina, no interior da Bahia.
Vídeo
mostra como a turma do 4º ano do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo,
realizou atividades para trabalhar a noção de tempo histórico e compreender a
história da cidade.
Depoimento
de Daniel Helene, selecionador da disciplina de História do Prêmio Victor
Civita 2010.
Vídeo
mostra como a Educadora Nota 10 de 2007, Iara Rodrigues Alho Lopes, incentivou
a formação do pensamento histórico a partir de trabalho com as navegações do
século 16.
Panorama
dos trabalhos de História recebidos em 2009 para o Prêmio Victor Civita e
analisados pelo professor Daniel Helene.
Vídeo
mostra um tour pelo Museu do Ipiranga.
FONTE NOVA ESCOLA
FONTE NOVA ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI...