Este Blog é destinado aos meus alunos, amigos e demais interessados nesta disciplina. Estudar a história é viajar no passado para entender o presente.

PLANOS DE AULA ENSINO FUNDAMENTAL I



História 1º ao 5º ano
Plano de aula sobre as crianças no Brasil Império, para alunos do 4º e 5º ano
O estudo da produção açucareira no Brasil por meio da análise de objetos e de entrevistas
Sequência didática para Identificar e analisar as características das primeiras cidades e das cidades contemporâneas, enfocando a cidade local.
Plano de aula para um diagnóstico inicial do que os alunos sabem sobre comunidades indígenas
Plano de aula para conhecer o que as turmas de 1º a 3º ano já sabem sobre localidade, área de História local e do cotidiano
Plano de aula utiliza o filme "Narradores de Javé" para compreender a utilização de fontes e documentos históricos
Plano de aula utiliza o filme "O Príncipe do Egito" para discutir as diferenças entre as religiões politeístas e monoteístas.
Plano de aula utiliza o filme "Carlota Joaquina - Princesa do Brasil" para fazer a contraposição entre a historigrafia do Brasil Colônia e o que o cinema retrata.
Sequência didática para explorar a Pré-História com turmas do 3º ao 5º ano.
Projeto didático sobre a imigração japonesa para o Brasil
Atividade permanente para reconhecer diferentes maneiras possíveis de periodizar a História.
Atividade permanente para desenvolver noções de duração e simultaneidade e comparar linhas do tempo.
Atividade permanente para observar as diferenças e semelhanças entre representações em mapas.
Projeto didático para desenvolver noções de cidadania, participação política e controle social, por meio da eleição de um representante da turma
Sequência didática sobre mudanças na paisagem.
Sequência didática sobre brincadeiras que possuem origens indígenas
Plano de aula de História para alunos do Ensino Fundamental I, com o objetivo de trabalhar as influências da vinda dos japoneses ao Brasil.
Projeto didático de História sobre a formação das cidades brasileiras, que propõe a construção de uma maquete das antigas vilas do período colonia brasileiro.
Roteiro didático explica tudo sobre como ensinar história local e do cotidiano para turmas de 1º a 3º ano do Ensino Fundamental.
Objetos antigos e textos levam a entender os aspectos mais marcantes da vida na época
Confira o mapeamento da malha ferroviária nacional e os dados de algumas das linhas
Entender as várias fases da vida colabora para a compreensão do que é passado, presente e futuro
Reportagem sobre a chegada dos primeiros estrangeiros a imigrar oficialmente para o Brasil
Sugestão de trabalho para focar a diversidade e a identidade em História
Reportagem sobre o projeto de história local, desenvolvido por Elaine de Paula, vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre descobrimento do Brasil.
Reportagem sobre a análise de pinturas rupestres nas aulas sobre a Pré-História.
NOVA ESCOLA conta a origem do dia das crianças e por que ele é comemorado no dia 12 de outubro
Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre missões jesuítico-guaraníticas no Brasil.
Reportagem sobre leitura de narrativas primárias e análise de imagens históricas.
Matéria debate a situação social do negro no Brasil hoje, mais de um século após o fim da escravidão.
Reportagem sobre três atividades essenciais para ensinar a noção de tempo histórico no Ensino Fundamental I.
Reportagem sobre como trabalhar a leitura crítica de fontes históricas como imagens, textos literários e jornalísticos
Informações sobre outros calendários
Reportagem sobre os reinos que formavam a África antes da chegada dos europeus
Reportagem sobre a riqueza das ciências, das tecnologias e da história dos povos do continente africano
Reportagem sobre a relevância de trabalho com fotografias para ensinar os alunos das séries iniciais dos Ensino Fundamental a respeito das mudanças na paisagem e a noção de temporalidade e de simultaneidade.
Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a origem do primeiro calendário.
Reportagem sobre a diferença entre rei e imperador.
Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a Lei Áurea.
Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta feita por leitor sobre o cálculo da idade dos fósseis.
Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre as pirâmides do Egito e do México.
Reportagem mostra como usar a tecnologia para pesquisar e estudar histórias locais.
Reportagem sobre o papel dos grupos indígenas na formação da América Latina
Reportagem sobre como trabalhar as mudanças sociais e tecnológicas, com alunos do 4º ano, por meio da investigação da vida dos marinheiros nas caravelas.
Reportagem sobre documentos orais (com dicas onde encontrá-los), que podem ter informações tão importantes quanto papéis oficiais e textos escritos.
Reportagem sugere a construção de bonecos de personagens históricos (Pedro Álvares Cabral, Dom Pedro I, princesa Isabel, Marechal Deodoro) para dar vida às aulas sobre o Descobrimento.
Reportagem sobre projetos que ajudam as crianças a compreender o próprio papel no mundo, partindo de histórias, lendas e tradições locais.
Reportagem sobre o projeto de resgate da identidade, autoestima e prazer de estudar do povo kadiwéu, em Mato Grosso do Sul.
Reportagem sobre como explorar a história da cidade, do bairro e até da rua, e integrar a realidade do estudante aos conteúdos curriculares.
Reportagem sobre projeto de preservação da língua tapirapés, por meio do uso de palavras esquecidas e da criação de novas para designar objetos que não existiam na vida dos índios de Mato Grosso.
Reportagem sobre a discussão sobre a cultura nipônica, inspirada pelo aniversário de 100 anos da imigração. Há também sugestão de atividade em sala de aula: a confeccção de pipas.
Reportagem sobre o resgate do passado do povo tupiniquim, transformando as crianças de uma escola na zona rural de Aracruz (ES) em escritores da própria história.
Texto sobre o projeto de valorização de Marmelópolis (sul de Minas Gerais), por meio do resgate da história local, que virou livro. O projeto ganhou o Prêmio Victor Cívita: Educador Nota 10 em 2006.
Reportagem sobre escola de Jundiaí que ensina a História do Brasil partindo da pesquisa da própria origem dos alunos.
Reportagem sobre o Museu da Pessoa em Açailândia (Maranhão), cujo projeto mostrou às crianças que a história está ali na esquina, sendo construída a cada dia por gente como elas.
Reportagem sobre como discutir a chegada dos colonizadores portugueses e sua representação na arte, usando "A Primeira Missa no Brasil", do pintor Victor Meirelles.
Reportagem mostra como alunos de 2ª a 4ª série podem estudar o patrimônio cultural brasileiro por meio da leitura de imagens de expedições que procuram índios isolados.
Reportagem sobre como as linhas do tempo podem ajudar a compreender a duração, a sucessão e a simultaneidade dos fatos históricos.
Reportagem sobre alunos de 3ª série que recuperaram as tradições e o valor da cidade em que vivem escrevendo um livro.
Reportagem sobre projeto realizado no Morro de Santa Teresa (RJ), que une passado e presente em viagem de bonde.
Reportagem sobre as instações do Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, São Paulo
Reportagem mostra como trabalhar o conceito de educação patrimonial e ensinar a importância de prédios e o objetos antigos a partir de estudos sobre o Museu Imperial de Petrópolis (RJ) e o Museu do Ipiranga (SP). Tema bom para estudar na época do aniversário da Independência do Brasil.
Reportagem mostra que, antes das eleições para conselho e grêmios escolares, os estudantes de 4º e 5º ano devem estudar sistemas de governo e direitos políticos.
Reportagem sobre grupos organizados que ocupavam espaços planejados no território brasileiro antes da chegada dos europeus.
Galeria com fotografias antigas e atuais da capital do Brasil.
Vídeo sobre o projeto de História da professora Elaine Adriana Rodrigues de Paula, de Catas Altas (MG), vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.
Trecho do filme O Brasil da Pré-história - O Mistério do Poço Azul, de Tulio Schargel e Mauricio Dias, produzido pela Mixer, que narra o descobrimento da ossada de uma preguiça gigante pré-histórica, no fundo de uma caverna subaquática, na região da Chapada Diamantina, no interior da Bahia.
Vídeo mostra como a turma do 4º ano do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo, realizou atividades para trabalhar a noção de tempo histórico e compreender a história da cidade.
Depoimento de Daniel Helene, selecionador da disciplina de História do Prêmio Victor Civita 2010.
Vídeo mostra como a Educadora Nota 10 de 2007, Iara Rodrigues Alho Lopes, incentivou a formação do pensamento histórico a partir de trabalho com as navegações do século 16.
Panorama dos trabalhos de História recebidos em 2009 para o Prêmio Victor Civita e analisados pelo professor Daniel Helene.
Vídeo mostra um tour pelo Museu do Ipiranga.

FONTE NOVA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI...