Este Blog é destinado aos meus alunos, amigos e demais interessados nesta disciplina. Estudar a história é viajar no passado para entender o presente.

ATIVIDADES DINÂMICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA



Recomendada para os 8º e 9º ano, mas  pode-se adaptar para anos iniciais e ensino médio. Cursinhos pré vestibular  também no ensino superior

O que penso ou sinto sobre...
Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhado ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais, animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação à coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.

O que vou aplaudir?
Organize os alunos em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet, camisinha, desemprego, Sol, música. Escreva a lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho. Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o seu planejamento.

Círculo Fechado
Objetivo: exclusão dos colegas
O Professor pede a dois ou três alunos que saiam da sala por alguns instantes.
Combinar com grupo que fica que eles devem formar um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros (que estão fora da sala) entrar neste círculo.
Enquanto o grupo se arruma o Professor combina com os que estão fora que eles devem entrar na sala tentar se integrar ao grupo que está lá.
Depois de alguns minutos de tentativa, discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Muitas vezes formamos verdadeiras "panelas" e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio.

Expectativas
Objetivo: quebra-gelo
Material: bolas de inflar (bexiga), caneta permanente (tipo para retroprojetor).
Iniciar com as boas vindas ao grupo
Distribuir as bolas e pedir que encham e fechem com um nó. Cada um deve escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o novo ano. A medida em que acabam de escrever, levantam-se e brincam entre si com as bolas, sem deixar que estourem. Ao sinal, cada um pega uma das bolas, qualquer uma, e formam grupos de acordo com a cor da bexiga. O grupo lê o que está nos balões e conversa a respeito.
Pendurar os balões e deixar pendurado durante toda a semana.


Espírito de Equipe
Objetivo: confiança que temos que ter no amigo, espírito de equipe e valorização de pessoas.
Pedir para o grupo de posicionar um de costas para o outro, ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir.
Fechar falando da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.

Chega mais

Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.
Os alunos deverão andar soltos pela sala ou pátio ouvindo uma música. O Professor dará os comandos no momento em que pausar a música. Poderá iniciar pedindo que cada um cumprimente com um aperto de mãos o colega que estiver à sua frente. A música volta a tocar e ao pausá-la novamente poderá pedir que cumprimente o colega que está à sua frente dando tapinhas no ombro ou nas costas, e assim por diante até terminar em um forte abraço.

Uma forma muito legal de trabalhar conceitos como memória, história e documento. Revirar o lixo da sala e aula e, com os alunos, tentar descobrir o que cada material representa, buscando reconstituir a trajetória de cada elemento.
Mexer com o lixo e transformá-lo em objeto de estudo prende a atenção dos alunos e é uma ótima forma de mostrar como funciona o trabalho do historiador.

Escutar a musica de Lulu Santos "Como uma onda" cantar todos juntos e depois fazer uma comparação da letra da música ao estudo de história, muito bom. É ótima para cativar a amizade dos adolescentes e de quebra um ótimo começo de aprendizagem do ensino de História. Pedir aos alunos para fazerem: relatos sobre a sua história. Informações de como a sua  família  chegou aqui, como ele tem contato com  os seus  parentes  mais distantes. O local onde ele mora, quanto tempo está lá . Todos os textos são recolhidos pela gente, e combinamos se as histórias podem ser lidas ou contadas. Aos que não desejarem, o texto é devolvido e comentado sem identificação. Aos que aprovarem, deixamos fixado no quadro / mural da sala ( se possível). Isso poderá criar um vinculo de afinidade entre os alunos ( histórias parecidas ou afins ), desenvolver a ideia de memoria e principalmente  que todos podem "escrever" a sua história. Que não existem certezas históricas e que a história não é factual, escrita e determinada de "cima para baixo".  Utilizar o vídeo da Chimamanda Adichie para "reflexão ".  

Entre tantas coisas que se pode fazer em sala, uma que cria um dinamismo em sala é eu pegar um caderno, com permissão do aluno, e começar a interpretar as informações ali contidas. Fazendo isso, numa analogia de análise de documentos históricos, mostrar aos alunos que o Documento pode nos dá uma informação, mas que esta informação pode não estar completa.
E ainda mostrar fotos antigas, como fotos da cidade onde mora e outras do Século XIX e início de XX, e  pedir  para eles adivinharem o ano da foto. Para ver como vai sua noção de tempo.


O primeiro dia, especialmente para os alunos do 6º ano, é sempre muito novo, a pouca, ou nenhuma, familiaridade com os diversos professores, cada um com uma disciplina diferente, causa muito estranhamento. Assim, para   aproximar-se  deles para se "enturmar". a primeira aula de história, geralmente começar questionando-os sobre como eles chegaram até "aqui" (a sala de aula naquele momento). Após as respostas, fazer então a analogia com a disciplina de modo a levá-los a perceber como se dá o processo histórico e como ele sempre está presente em nosso cotidiano, ainda que ignorantemente.

Uma dinâmica interessante que provoca a participação, interpretação e construção por parte dos alunos é a ICONOGRAFIA. Isto é, através de imagens abrimos as portas para mediarmos os temas programáticos com diversão e liberdade.

É interessante retomar com os alunos do Ensino Médio, os conceitos que estruturam a nossa disciplina. Costuma dar um bom debate.

Pode ser incorporada em todos os anos.  Pedir para os alunos escreverem justamente a história pessoal atrelada ao que lembram o conteúdo de história ensinado ao longo do ano, ou seja, que façam um  paralelo com os fatos, acontecimentos históricos que eles lembram, o que passaram no período, etc. serve  para fazer uma avaliação da apreensão dos alunos com o conteúdo trabalhado, mas que também pode servir para um diagnóstico em uma turma nova. Inclusive, trabalhar essa atividade como diagnóstico em uma sala de cursinho pré-vestibular popular, o que permitirá tanto verificar o histórico do aluno, o que ele conhece, compreende de história e analisar a escrita do aluno. 

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