Este Blog é destinado aos meus alunos, amigos e demais interessados nesta disciplina. Estudar a história é viajar no passado para entender o presente.

GLADIADORES



Gladiadores
História dos gladiadores, batalhas, combates, armas dos gladiadores, cultura romana, império romano

gladiadores romanos
Gladiadores romanos: combates eram quase sempre até a morte

Introdução

Os gladiadores eram lutadores que participavam de torneios de luta na Roma Antiga. De origem escrava, estes homens eram treinados para estes combates, que serviam de entretenimento para os habitantes de Roma e das províncias.

Vida dos gladiadores e combates

Os gladiadores eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e escravos. Com o passar das lutas, caso reunisse muitas vitórias, tornavam-se heróis populares.
Nas arenas (a mais famosa era o Coliseu de Roma), os gladiadores lutavam entre si, utilizando vários armamentos como, por exemplo, espadas, escudos, redes, tridentes, lanças, etc. Participavam também das lutas montados em cavalos ou usando bigas (carros romanos puxados por cavalos). Muitas vezes estes gladiadores eram colocados na arena para enfrentar feras (leões, onças e outros animais selvagens).

O combate entre gladiadores terminava quando um deles morria ou ficava ferido com impossibilidade de continuar a luta. 

Os gladiadores mais bem sucedidos ganhavam, além da popularidade, muito dinheiro e, com o tempo, podiam largar a carreira de forma honrosa. Estes privilegiados ganhavam uma pensão do império e um gládio (espada de madeira simbólica).

Curiosidades:

- A luta entre gladiadores fazia parte da política do “pão-e-circo” instituída no Império Romano, cujo objetivo principal era amenizar a revolta dos romanos com os problemas sociais.
- Uma das maiores revoltas populares ocorridas na Roma Antiga foi liderada por um gladiador e ex-excravo chamado Espártaco. De acordo com relatos da época, a revolta, também conhecida como "Terceira Guerra Servil" (73 a 71 a.C), contou com a participação de mais de cem mil ex-escravos. 




Coliseu de Roma
Informações, localização, construção, importância histórica, cultural e turística


Coliseu de Roma: diversão e lutas de gladiadores

Principais características do monumento
O Coliseu foi construído durante o  IMPÉRIO ROMANO  entre os anos 70 e 80 da nossa era, durante os governos dos imperadores Vespasiano e Domiciano.
Localiza-se em Roma (capital da Itália). Este anfiteatro era utilizado como palco de lutas de gladiadores,, espetáculos com feras e até batalhas navais, pois o Coliseu possuía um sistema que transformava a arena num grande lago. Em sua construção foi usado mármore, ladrilho, tufo e pedra travertina.
Tinha capacidade para receber até noventa mil espectadores.
Foi danificado por um terremoto  no começo do século V e restaurado posteriormente. No século XIII, foi usado como fortaleza militar. Entre os séculos XV e XVI foi alvo de saqueadores, que levaram boa parte dos materiais valiosos da construção. Em 2007, foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. O Coliseu de Roma é um Patrimônio da Humanidade (título conferido pela UNESCO).
É um dos pontos turísticos mais visitados da Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI...